sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 Circuitos Geradores de Altas Tensões




Circuito 1



Esse é, provavelmente, o mais simples dos circuitos osciladores, que usa flyback para gerar altas tensões.
Ele incorpora dois transistores de potência (2N3055) na configuração de um oscilador em 'push-pull'. Nada há de crítico para os valores dos resistores e suas potências, desde que não se estenda por demais os tempos de usos. Vejamos o circuito esquemático:
O circuito aceita para sua 'alimentação' desde 12 VCC até algo pouco acima de 24 VCC. Todavia, nesse extremo, não devemos exceder o tempo de uso para além de poucos minutos, sob o risco de queimar o flyback. Existem velhos flybacks de receptores de TV valvulados e mesmo branco/preto que se adaptam perfeitamente a esse projeto. Deles só iremos usar o núcleo de ferrite e o enrolamento de alta tensão; tanto o enrolamento primário como aquele da re-alimentação devem ser feitos pelo construtor.
A fonte de alimentação para esse gerador de alta tensão deve prover a intensidade de corrente necessária para cada d.d.p. utilizada (12 ou 24 V). Essa fonte deve estar dotadas de bons retificadores, capacitor de filtro e mesmo o uso de um "choque" é recomendável.


Faça o Download abaixo dos 5 projetos completos com todos os detalhes.


Tamanho 51,5 KB




Nenhum comentário:

Postar um comentário